sexta-feira, janeiro 12, 2007

Dor de cabeça

Eu sofro muito com a dor de cabeça. Tenho dores quase todos os dias, são dores fortes, geralmente acompanhadas de náuseas. Já consultei especialista, fiz tomografia, e um dos “Doutores” me receitou um antidepressivo (que disse ser fraquinho), eu claro, não comprei. Não gosto muito de tomar os alopáticos, já que pra melhorar essa minha insuportável dor de cabeça, tenho que tomar de dois a três comprimidos de uma vez. O que deu uma melhorada na dor, foi a acupuntura, fiquei até algum tempo sem sentir dores. Mas como mudei de emprego, que é do outro lado da cidade, tive que deixar freqüentar as sessões. Estou procurando um com fácil acesso.
Enquanto isso, vou sofrendo um pouco com a dor. Navegando no UOL, descobri a matéria abaixo com dicas para amenizar as dores de cabeça. Eu já tinha ouvido falar dos benefícios do gengibre contra a dor, mas nunca tinha testado. Abaixo segue a matéria, com dicas de tratamentos naturais. Eu vou tentar todos eles, quem sabe dão resultado.
As dores de cabeça associadas à tensão são causadas principalmente por ansiedade, cansaço ocular, má postura e contração muscular dos ombros ou pescoço. Veja abaixo quatro das oito maneiras simples de aliviar a dor de cabeça e a enxaqueca, publicadas no livro "1001 Soluções Naturais", um guia que propões soluções caseiras para assuntos ligados a saúde, beleza, casa, jardim e bichos de estimação.
Chá de ervas para dores de cabeça de tensão
O gengibre diminui a produção de substâncias químicas que produzem a dor. A camomila e a tília são relaxantes suaves que ajudam a aliviar a tensão emocional e física.- 250 ml de água- 1 colher de gengibre fresco picado- 1 colher de chá de camomila (seca)- 1 colher de chá de tília (seca)Deixe o gengibre de imersão na água numa panela coberta. Adicione a camomila e a tília e deixe em infusão por dez minutos. Coe, adoce se desejar e beba o chá quente.
Compressa aromaterápica
A lavanda alivia o estresse físico e mental e a manjerona possui propriedades relaxantes. Numa bacia de água fria, adicione cinco gotas de óleo essencial de cada erva. Embeba duas toalhas na água e torça-as ligeiramente. Deite-se e aplique uma das toalhas sobre a testa e a outra sobre a nuca. Descanse 30 minutos.
Massagem com lavanda
Para aliviar dores de cabeça associadas à tensão, massageie as têmporas com duas gotas de óleo essencial de lavanda.
Valeriana contra a dor
A valeriana alivia enxaquecas e dores provocadas por tensão.
Tome meia colher de chá de seu extrato diluído em água morna a cada 30 minutos, até a dor diminuir (não ingerir mais do que três colheres de sopa ao dia).
Autor: Laurel Vukovic
Editora: Publifolha
Páginas: 192
Quanto: R$ 49,90
Onde comprar: nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha

7 comentários:

Silvia Arruda disse...

Boas dicas, Ana!
Graças a Deus, não tenho muitos problemas com dores de cabeça, eu tenho de vez em quando, na TPM.
Quanto ao antidepressivo, eu tomei por um tempo um tranquilizante fitoterápico... achei que estava mais tranquila ao dormir..
Bjo

Yara disse...

Oba, vou testar :o) também morro de dor, já fui a um montão de médicos, já tomei o tranquilizante alopático - funciona durante um tempinho, depois as dores voltam e tem os efeitos colaterais, como boca seca. Fiquei com dor de cabeça e com barriga d´água, ainda bem que você nem testou, hehehe. Vou experimentar o gengibre, boa dica!

Cris disse...

Ana...vou experimentar essas dicas que deixou aqui, pois inflizmente eu também tenho muitas dores de cabeça(enxaquecas)quando não é enxaquecas e dores de cabeça derivadas da minha sinusite de estimação :), ultimamente tenho notado que ando melhor, já nao são tão frequentes com antes nem tão fortes, nem mesmo os comprimidos que tomo faziam passar, havia alturas que tinha mesmo que ficar em casa, deitada no escuro, mas mesmo assim não passava, só melhorava no final do dia ou no dia seguinte...fui ao médico fiz exames, TAC e não encontraram nada...chegaram à conclusão que era enxaqueca...resultado posso até acordar bem e no final da manhã começar com uma pequena dor de um dos lados da testa, que com o passar do tempo vai aumentando, aumentando...o segredo que comigo tem resultado é assim que sentir essa pequena dor tomar logo o medicamento, não ficar à espera que passe...porque não vai passar mesmo!!!!
Desejo boas melhoras para ti e que essas dores desapareçam, pois eu sei o que isso é...
Beijos grandes

Ana Rodrigues disse...

Silvia, que sorte a sua, pois conheço bastante gente que tem essas dores, é simplesmente horrível.

Yara, meu medo é esse, o vicio e os efeitos colaterais, passa uma dor e arruma uma encrenca..rs

Cris,tenho dores de cabeça há muitos anos, a minha tb é de estimação, e como a sua...as vezes fico 5 dias com a dor..

Beijos a todas...

Anônimo disse...

Olá! sou portuguesa, descobri o teu blog e tb tenho imensas enxaquecas e dores de cabeça... experimenta tomar o antidepressivo que o médico te receitou, é o meu conselho! comigo resultou mas continuo a tar algumas dores, mas muito melhor... Quando souberes mais soluções diz-nos! :)
Sofia

Inês disse...

os anti-depressivos é um dos piores quimicos.uma vez estava com falta de ar o medico receitou me xanas tomei um para domir, uma amiga alertou me para nao tomar porque era um anti-depressivo e viciava e ainda ficaria era depressiva pois nunca tive uma despressao, depois nao tomei nem mais um logo que soube o que era, o que fiz foi apanhar folhas de eucalipto cheirar o vapor quente com a toalha em cima da cabeça no outro dia já nao tinha falta de ar...os medicamentos sao um virus pois passa a dor e volta...passa e volta...antigamente nao havia nem metade das doenças de hoje!!porque será?o que é que ta a dar? a saude /medicamentos...sao espertos..o virus(quimico do medicamento) faz com que volte a dor para comprar mais!enfim tomem coisas naturais como vos é indicado em cima.eu tenho muitas dores de cabeça e vou seguir isso.muitas paz e luz para todos:)

Anônimo disse...

Contra as dores de cabeça , a melhor cura que conheço é a deitar fora o telemóvel/celular, vão vêr que ao fim de uns dias as dores de cabeça passam.

As dores de cabeça em muitos casos são avisos que o nosso corpo nos dá , e podem sêr sinal de sofrermos de Electrosensibilidade, que é uma doença grave dos nossos dias cheios de poluição electromagnética, consultem este site:

www.feb.se

Sinceras melhoras

José Antunes